O Programa de Oftalmologia da prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ampliou as consultas especializadas e a entrega gratuita de óculos de correção visual aos alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com o Departamento de Saúde Escolar (DSE), o número de consultas oftalmológicas e de próteses visuais aumentou significativamente. Em 2024, de junho até setembro, o programa atendeu 437 alunos em 43 escolas, incluindo a confecção de 145 óculos. Desde o início do programa, foram realizadas no total 1.377 consultas e distribuídas 381 próteses.

Como é feita a triagem e o agendamento?

A triagem e agendamento são realizados pelas próprias escolas da rede. Mais de 2 mil crianças serão atendidas. O serviço é ofertado sob a coordenação do Departamento de Saúde Escolar (DSE). Os atendimentos ocorrem conforme demanda apresentada pelas unidades escolares.

Após isso, há a consulta numa clínica especializada com agendamento prévio, e se comprovada a necessidade, há a confecção da lente e armação ocular. Os óculos começaram a ser entregues na última semana.

Programa beneficia mais de 2 mil crianças e adolescentes em RO

Com o objetivo de contribuir para melhorar aspectos físicos, sociais e mentais de crianças e adolescentes de Porto Velho, o programa Talentos do Futuro, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) tem dado uma atenção especial à prática de esportes.

O programa Talentos do Futuro, criado pela gestão de Hildon Chaves, tem mais de 2 mil alunos, entre 6 e 17 anos, que participam gratuitamente das escolinhas esportivas em 12 modalidades disponibilizadas na capital e nos distritos.