Em 2024, Rondônia consolidou sua posição como uma das economias mais promissoras do Brasil, alcançando um marco histórico no combate ao desemprego.
O estado apresentou os melhores índices de geração de emprego de sua história, resultado de políticas públicas estratégicas e parcerias com o setor privado.
Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é reflexo de ações estratégicas do governo do estado e parcerias robustas que impulsionam setores essenciais.
Destaque em setores estratégicos
Segundo a Sedec por meio da Invest de Rondônia, foram mais de 17 missões de promoção dos produtos realizadas em 2024 no estado. Entre elas, a Anuga Brasil, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que movimentou R$ 3 milhões em negócios para empresas locais, destacando Rondônia no cenário nacional e internacional.
Entre os investimentos que movimentaram a economia, houve a instalação de uma fábrica de fertilizantes em Porto Velho, com investimentos na estrutura energética do estado, criando 1.500 mil empregos diretos.
Empreendedorismo em alta
O fomento ao empreendedorismo ganhou mais força com o programa de Microcredito Produtivo Orientando de Rondônia (Proampe), que liberou R$ 100 milhões em créditos para pequenos negócios em 46 municípios.
O lançamento do markteplace Rondônia Tem Tudo, a maior vitrine gratuita e virtual dos negócios do estado, e a realização de 19 edições da Feira de Empreendedores, envolvendo mais de 2 mil participantes, somam-se ao esforço da Sedec em fortalecer o comércio local e regional.
Com iniciativas estruturantes e parcerias sólidas, Rondônia projeta um futuro de crescimento sustentável, com ações estratégicas da Sedec estabelecendo o caminho para novos avanços em 2025, com foco na inclusão, inovação e qualidade de vida.