Ações de combate ao crime organizado são realizada em Rondônia após uma serie de onda de violência que acontece na capital desde a última segunda-feira (13), o Governo de Rondônia implementou um Gabinete de Gestão Integrada para coordenar as ações de combate ao crime.

A operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” foi intensificada com o objetivo de pacificar áreas críticas, como o residencial Orgulho do Madeira, na zona Leste da capital.

Além de reforçar a proteção da população local, o governo recebeu apoio de forças de segurança de outros estados e da Força Nacional, que estão realizando patrulhamentos intensivos nas ruas para garantir a estabilidade.

Resposta ao crime organizado com ações de combate

Os grupos criminosos têm direcionado ataques, principalmente contra o transporte público, numa tentativa de intimidar as ações do Estado.

Entretanto, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, afirma que a resposta tem sido enérgica, integrada e contínua. Prisões, apreensões de armas e drogas, e o fortalecimento do trabalho estratégico marcam uma nova fase para a segurança pública de Porto Velho.

Pacificação do Orgulho do Madeira

A operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” foi iniciada para pacificar o residencial Orgulho do Madeira, que era utilizado como reduto por grupos criminosos. O governo intensificou ações de inteligência e segurança no local, priorizando a proteção dos moradores e a retomada da ordem.

Apoio nacional e resultados

Com o reforço da Força Nacional e da Polícia Militar do Amazonas, a operação já contabiliza avanços significativos, incluindo:

  • Prisões de indivíduos monitorados pela justiça, que estavam foragidos ou descumprindo restrições;
  • Apreensões de armas e drogas;
  • Abordagens estratégicas, que resultaram em mortes de suspeitos que resistiram à ordem policial.
Com o reforço da Força Nacional e da Polícia Militar do Amazonas, a operação já contabiliza avanços significativos
Com o reforço da Força Nacional e da Polícia Militar do Amazonas, a operação já contabiliza avanços significativos – Foto: Divulgação/Secom/RO

A operação, que já alcançou outros residenciais, como o condomínio Morar Melhor, deverá ser expandida para outros conjuntos habitacionais no estado, consolidando uma estratégia ampla de combate ao crime.

Patrulhamento aéreo para ações de combate em Rondônia

Um helicóptero para fortalecer o patrulhamento aéreo foi enviado pelo governo do Acre e recebido pelo de Rondônia na quarta-feira (15), complementando as ações da aeronave da Sesdec.

A ação integrada tem o papel de apoiar as forças de segurança empregadas em solo, e ajudar no fortalecimento da proteção social, especialmente com apoio na localização de criminosos.

Um helicóptero para fortalecer o patrulhamento aéreo foi enviado
Um helicóptero para fortalecer o patrulhamento aéreo foi enviado – Foto: Divulgação/Secom/RO