Foi liberada nesta quarta-feira (26), o reforço da dose bivalente contra a Covid-19 para as pessoas acima de 18 anos, em Boa Vista (RR).
O Ministério da Saúde (MS) liberou a imunização para este público-alvo na segunda (24).
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Conforme informou a Prefeitura de Boa Vista, as 32 Unidades Básicas de Saúde da capital roraimense estão abastecidas para atender a faixa etária.
Podem ser imunizados com o reforço da dose bivalente quem recebeu no mínimo duas doses da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer como esquema primário há, pelo menos, quatro meses.
“Mesmo quem está com alguma dose de reforço da monovalente em atraso, pode se vacinar com a bivalente, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose”, reforçou a coordenadora de Imunização, Christianny Filgueiras.
A gestora destacou ainda que a pessoa deverá ir até a UBS, com documento de identificação, cartão de vacina e o cartão do SUS para receber a vacina.
Dose bivalente
A dose bivalente melhora a imunidade contra a cepa original do coronavírus e variante Ômicron.
O MS garante que a vacina tem segurança comprovada, é eficaz e evita complicações decorrentes da Covid-19.
A campanha de vacinação do reforço da dose bivalente iniciou em Boa Vista no dia 27 de fevereiro e já imunizou 6.891 pessoas.
RELACIONADAS
+ Saiba por que é importante manter esquema vacinal contra a Covid 19 completo
+ Vacina bivalente contra Covid-19 é liberada para público acima de 18 anos
Primeiramente, a ação atendeu grupo prioritários como: pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos.
No dia 3 de abril, começou a atender pessoas maiores de 12 anos com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
A ampliação do público-alvo para todas as pessoas acima de 18 anos tem o objetivo de reforçar a proteção contra a Covid-19 e melhorar a cobertura vacinal entre a população.