Ícone do site Portal Norte

Empresários marcam ato pacífico após bloqueio de exportação de alimentos em RR

Tensão entre Guiana e Venezuela: Lula descarta GLO em Roraima

Fronteira do Brasil com a Venezuela - Foto: Martha Raquel/Arquivo

Um grupo de empresários do ramo alimentício de Roraima fará um protesto pacífico nesta quarta-feira (14), em Pacaraima-RR, cidade que faz fronteira com a Venezuela.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A ação pretende chamar a atenção das autoridades após a Venezuela impedir a entrada de alimentos no país vindos do Brasil.

Conforme relato de um dos empresários, Alan Oliveira, desde o dia 18 de janeiro os empreendedores estão proibidos de vender seus produtos para os comerciantes do país vizinho.

“O bloqueio se deu por parte de algumas autoridades que regulamentam as entradas de alimentos ao país. Pela parte comercial, vários empresários venezuelanos buscam adquirir os produtos brasileiros para revenderem, pois, além da qualidade dos nossos produtos, temos preços mais competitivos”, informou o empresário.

Ele relatou que toda a cadeia que faz parte do negócio sofreu prejuízo com o bloqueio.

“Foram feitos altos investimentos para atender a demanda do país vizinho, desde transportadores, empresas distribuidoras de alimentos, despachantes aduaneiros, entre outros”, explicou.

Com isso, conforme Alan, os empresários acumulam prejuízos incalculáveis, que vão desde pagamentos para armazenagem dos produtos as diárias em portos dos produtos.

“As transportadoras e motoristas autônomos estão praticamente parados. O impacto e o desemprego de toda a cadeia envolvida no processo”, lamentou o empresário.

Por não conseguirem nenhuma mudança da situação após quase seis meses de espera, o grupo vai doar alimentos como salsicha, açúcar, arroz e trigo, acumulados ao longo desse período para as pessoas que estiverem presentes.

“O ato de doação é uma forma de demonstrarmos o tamanho do prejuízo que se acumula. Nosso intuito é que esse protesto chegue ao mais alto escalão dos dois países”, ressaltou.

RELACIONADAS

+ Maduro diz que comissão vai apurar valor da dívida da Venezuela com Brasil

+ Lula diz que quer retomar parceria energética com Venezuela

Exportação de alimentos em RR

O deputado estadual Idazio da Perfil (MDB), que compõe a Comissão de Relações Fronteiriças, Mercosul, de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação da Assembleia Legislativa (ALE-RR), informou que está articulando junto à Bancada Federal a fim de buscar uma solução para solucionar o impasse.

O Governo de Roraima informou, em nota, que o governador Antonio Denarium (PP), juntamente com deputados federais e senadores, também faz diálogos com o Governo Federal, na tentativa de destravar a exportação de produtos de origem brasileira para a Venezuela.

Sair da versão mobile