A Receita Federal abriu, nesta segunda-feira (24), a consulta para o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023.
O lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Em Roraima, 11.392 contribuintes terão direito ao benefício. Ao todo, serão pagos R$ 16.451.434,67.
Os contribuintes atendidos pela Delegacia da Receita Federal em Boa vista e unidades jurisdicionadas somam 272.414 pessoas que terão direito a R$ 399.302.456,27.
Já na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, 272.414 contribuintes receberão o crédito no valor total de R$ 399.302.456,27.
Como consultar
O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal pelo site, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal.
Pagamento da restituição
O pagamento será realizado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária ou chave Pix (CPF) informada na Declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Se houver alguma pendência, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
RELACIONADAS
+ Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IR nesta segunda, 24
+ Programa de declaração IR tem liberação antecipada pela Receita
+ IR 2023: como declarar compra, consórcio e financiamento do carro
Resgate
Se o crédito não for realizado, por motivo como a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a central de Relacionamento BB por meio dos telefones:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)
Caso o resgate não seja realizado no prazo de um ano, o contribuinte deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda”, e em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.