Roraima apresentou uma queda de 18,4% nas mortes violentas intencionais em 2022, sendo a maior redução percentual do país em comparação ao ano de 2021.
As mortes violentas intencionais (MVI’s) incluem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
O levantamento foi realizado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan) por meio da Coordenação de Estudos Econômicos e Sociais (CGEES), com base nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Conforme a análise, a taxa de variação negativa em diversos indicadores revela que Roraima teve resultado melhor do que o da média nacional.
Em outros indicadores onde o Estado obteve reduções de mortes de 2021 para 2022, “latrocínio” aparece com variação de -47,5%, sendo essa a maior redução entre as unidades federativas.
Em seguida, vem “lesão corporal seguida de morte” com variação de -35% e “homicídios dolosos” com -19,4%.
O levantamento revelou que Roraima obteve a segunda maior redução do país para o período avaliado.
RELACIONADAS
+ Corpo de mulher em avançado estado de decomposição é achado em RR
+ Suspeitos de esquartejar homem em RR são membros de facção criminosa
+ Homem embriagado atropela e mata duas pessoas em Boa Vista
+ Vaqueiro acusado de matar ex-marido da atual esposa é preso em RR
Anuário Brasileiro de Segurança Pública
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civil, militar e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.
Os dados do estado foram calculados pela CGEES, que trabalha diariamente gerando dados e informações socioeconômicas de Roraima, com atuação em diversas frentes.