A informação de que mais de 3 mil indígenas Yanomami receberam atendimento médico foi divulgada esta semana durante uma reunião das Forças Armadas com membros do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal em Boa Vista.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Também foram divulgados a evacuação aeromédica de mais de 200 Yanomami, a distribuição de 30 mil cesta de alimentos e a desintrusão de 140 garimpeiros ilegais.
Estavam presentes os juízes federais da 4ª Vara Criminal de Roraima, o Superintendente da Polícia Federal e integrantes do Ministério Público e Militar de Roraima.
O objetivo do encontro foi apresentar às autoridades as ações desenvolvidas pela Operação Ágata Fronteira Norte nas terras Yanomami (TIY).
RELACIONADAS
+ Indígenas da Terra Yanomami já receberam mais de 600 toneladas de alimentos em RR
+ RR registra maior índice de homicídios contra indígenas em 2022 no país
Operação Ágata Fronteira Norte
A Operação Ágata Fronteira Norte atua no combate da crise sanitária dos indígenas, atuando contra os infratores da lei, principalmente o garimpo legal na TIY.
O Comando Conjunto é composto por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, atuando em operações contra crimes transfronteiriços e ambientais na Terra Indígenas Yanomami.