Entre os dias 27 e 29 desse mês, três acampamentos de garimpo ilegal foram desmontados pela Operação Ágata Fronteira Norte na comunidade indígena de Rerebe, localizada em Roraima.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Os acampamentos possuíam estrutura para mais de 30 pessoas, equipados com freezer, fogão e máquina de lavar roupas.
No local, também foram apreendidos 1,3 toneladas de cassiterita, diversos materiais e equipamentos utilizados para o garimpo ilegal.
Entre eles, três dragas, duas delas com motor, compressor e bomba d’água, antena de internet e três motosserras.
Além de um gerador, dois motores a diesel, uma embarcação de dez metros, um motor de 15 HP, uma arma de caça e dez munições calibre 38.
A ação foi coordenada entre as Forças Armadas, a Polícia Federal (PF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai),
Garimpo ilegal na região
Segundo as Força Armadas, a região de Herebe tinha sido recentemente abrangida em outra ação, que também apresentou resultados significativos.
Ainda assim, receberam informações sobre ilícitos de garimpeiros naquela comunidade, que contribuiu para desencadear uma nova operação no local.
RELACIONADAS
+ PRF e Ibama queimam maquinário de garimpo ilegal em terras indígenas de RR
+ Polícia Federal e Ibama encontram aeródromo clandestino no interior de RR
+ Comunidades Indígenas recebem mais de 17 toneladas de alimentos em RR
Operação Ágata Fronteira Norte
É uma operação interagências com a participação das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências governamentais.
Foi estabelecida pelo Decreto n° 11.405, de 30 de Janeiro de 2023, alterado pelo Decreto n° 11.575, de 21 de junho de 2023.