A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encerrou 2023 com um aumento no número de atendimentos, um aumento de 155% em relação a 2022. Os dados são de serviços realizados no Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame).

No total, foram 490 atendimentos, sendo 184 presenciais e 306 remotos. Assim, o Núcleo Reflexivo Reconstruir, que trata da remodelação de comportamento dos agressores, assistiu 77 homens e uma mulher.

Atendimentos presenciais e remotos

Os atendimentos presenciais aconteceram no Chame, que oferece serviços multidisciplinares, como atendimento psicológico, social e jurídico. Assim, 51 foram sobre violência psicológica, 32 à violência física e 31 à violência moral.

O ZapChame oferece assistência por meio de aplicativo de mensagens de texto e áudio. Desse modo, 73 atendimentos foram de apoio psicológico, 107 de assistência social e 78 de orientação jurídica.

O atendimento remoto ocorre 24 horas por dia. Assim, a vantagem é que os casos de violência reportados chegam com mais rapidez para a rede de proteção à mulher.

Prevenção a reincidência

Somado as campanhas de sensibilização contra a violência doméstica e a promoção da igualdade de gênero, a Procuradoria desenvolve ações para prevenir a reincidência da violência.

Um desses projetos é o Núcleo Reflexivo Reconstruir, que recebe homens encaminhados pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) de maneira voluntária desde 2016.

O núcleo oferece um programa de formação com duração média de quatro, seis meses ou um ano, de acordo com a medida fixada pela Justiça. Os temas abordados são: masculinidade tóxica, abuso de álcool e drogas, violência doméstica e direitos das mulheres, entre outros.

Em 2023, o projeto teve 77 assistidos encaminhados pela Vara de Penas e Medidas Alternativas. Porém, no fim do ano, 7 concluíram a medida alternativa.

Serviços da Procuradoria Especial da Mulher

Os serviços Chame e Núcleo Reflexivo Reconstruir da Procuradoria acontecem na sede em Boa Vista, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

No município de Rorainópolis e adjacências, os atendimentos acontecem, desse modo, na Rua Senador Hélio Campos, sem número, BR-174, no mesmo horário.

Além do atendimento presencial, por meio do ZapChame no número (95) 98402-0502, o serviço virtual funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.