Em razão das queimadas em Roraima, na manhã deste sábado, 24, foi decretado situação de emergência nos municípios de Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã.
O objetivo do encontro foi alinhar as ações de combate à estiagem e incêndios florestais que atingem grande parte do Estado.
O Governo autoriza a contratação de brigadistas para trabalharem na contenção e no combate das queimadas em Roraima. Além disso, afirma que contratará máquinas e equipamentos para perfuração de bebedouros e poços artesianos.
De novembro de 2023 até fevereiro deste ano, foram registrados 3.190 focos de incêndio em todo o Estado. É o maior número no período em toda a história. Só em fevereiro, foram 1.709.
O nível do Rio Branco está em -0,07cm (o nível da régua vai até -0,60cm). Em 2023 o nível mínimo registrado foi de 2,26m.
Encerramento do ciclo oficial de queimadas em Roraima
Uma das principais medidas tomadas pelo Governo de Roraima para a mitigação dos efeitos da estiagem é a suspensão imediata do ciclo oficial de queimadas por tempo indetermindado. A medida, efetivada pela Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que coordena esse calendário, está valendo desde a quarta-feira, 21.
Portal Norte na cobertura das queimadas
Animais mortos em queimadas de Roraima mostram drama no estado; veja vídeo. Jacaré, Anta, Camaleão e cobras estão entre os animais animais mortos em queimadas de Roraima ou lutando pela vida. Confira reportagem.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Roraima