O Portal Norte entrou em contato com o Governo de Roraima solicitando informações sobre ações do Estado após decreto de situação emergencial devido ao grande índice de incêndios. 

O decreto de situação de emergência foi assinado no dia 24 de fevereiro, há 19 dias. Na ocasião, decretou-se situação de emergência em nove municípios e a suspensão do ciclo oficial de queimadas. Confira a matéria.  

Porém, ao ser questionado sobre as ações do Governo de Roraima sobre as ações do Estado após o decreto, a assessoria de comunicação não conseguiu apresentar dados concretos dos últimos 19 dias. 

As informações que o Governo disponibilizou foram sobre ações contra o incêndio realizadas desde outubro de 2023, quatro meses antes do decreto. 

Incêndio em Roraima
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- Foto: Reprodução

Dados do Governo de Roraima sobre os incêndios em Roraima:

Operação Verão Seguro:

Em outubro de 2023, o Governo de Roraima lançou a ação integrada de secretarias, órgãos e autarquias estaduais com o objetivo de desenvolver ações prévias e de resposta ao período de estiagem em Roraima.

Contrataram 240 Brigadistas para auxiliar o Corpo de Bombeiros nos trabalhos de combate a incêndio, espalhados nas 25 bases avançadas pelo Estado.

Corpo de Bombeiros Militar (CBM):

De 16 de outubro de 2023 a 12 de março de 2024 o CBM já combateu um total de 1.474 incêndios florestais em Roraima. Assim, há um efetivo de 364 bombeiros militares atuando no combate a incêndios.

Informam ainda que até o momento realizaram 6.289 visitações em propriedades rurais nos 15 municípios de Roraima para ações preventivas.

Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (CAER):

Em nota, sobre o problema de estiagem, o Governo afirmou que a CAER está realizando o abastecimento de água potável no interior do estado por meio de caminhões-pipa. Cada residência é abastecida com até 1 mil litros de água.

Nota sobre articulação política

Em nota ao Portal Norte, o Governo de Roraima ressalta que entre as medidas de combate às queimadas feitas pelo Governo do Estado, está a convocação dos prefeitos de todos os municípios de Roraima para elaborar planejamento das ações de enfrentamento às queimadas.