O pescador esportivo João Paulo Araújo de Souza quebrou um recorde brasileiro, após captura de um tucunaré de 63 cm da espécie Cichla vazzoleri. A pesca esportiva foi realizada no dia 14 de fevereiro deste ano no rio Jatapu, no município de Caroebe, região sul de Roraima.
A homologação como recorde brasileiro e roraimense foi feita pela BGFA Recordes, entidade responsável pelas regras e critérios para autenticação de recordes de peixes em captura na prática da pesca esportiva.
Segundo Souza, há mais de seis anos ele realiza a atividade no rio Jatapu, devido à variedade de peixes na região e a paixão pelo tucunaré vazzoleri.
“É uma espécie que tem essa reputação de ser um peixe mais briguento e apesar do tamanho dele, entrega mais do que poderia na briga devido ao tamanho do peixe. Para mim é um privilégio e me sinto realizado por ter batido esse recorde. Também é um mérito muito grande porque foi alguém daqui de Roraima, nascido aqui, o que me deixa ainda mais orgulhoso”, disse.
Espécie cichla vazzoleri
O tucunaré vazzoleri, cujo nome científico é Cichla vazzoleri, é um peixe nativo dos rios Trombetas, no Pará, e Uatumã, no Amazonas, do qual o Jatapu é afluente.
O animal aquático pode ser encontrado em lagos e águas paradas, assim como em corredeiras, onde desenvolve musculatura.
A espécie foi descoberta em 2006.