Nesta sexta-feira, 22, entidades estaduais de defesa e promoção da igualdade racial elegeram os membros da sociedade civil que integrarão o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR). Ao todo, dez organizações foram eleitas.
A eleição ocorre em meio à repercussão nacional de caso de discriminação contra menina de 12 anos, em Novo Horizonte (SP). O CONSEPIR é formado por representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil organizada.
Segundo a coordenadora estadual de política de igualdade racial, Rafaela André, a eleição marca um momento histórico para Roraima.
“Há mais de 20 anos os movimentos sociais aqui no estado tentam a criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, mas por vários entraves que encontraram ao longo do caminho, infelizmente, não conseguiram efetivar a criação do Conselho”, ressaltou.
“De fato, nós teremos cada vez mais espaço para que as pessoas possam levar não apenas a sua voz de necessidade, mas também as suas confissões de fé, a sua concepção de mundo dentro da mais perfeita ordem democrática”, disse Leoncio Monteiro, representante da Associação Israelita de Roraima – AIRR, entidade eleita para compor o Conselho.
CONSEPIR na igualdade racial
A implementação do órgão é um dos requisitos para adesão ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial, com o objetivo de combater o preconceito e a discriminação.
A criação do órgão colegiado foi aceita, em novembro de 2023, após aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) de projeto de autoria do Poder Executivo Estadual.
Entidades eleitas
- Associação Roraimense pela Diversidade Sexual (Grupo Diversidade)
- Movimento Negro Unificado (MNU)
- Egbé Yewalê Bemy
- Associação Israelita de Roraima – AIRR
- Instituto Pirilampos
- Instituto Alianças – IAS
- Associação Raízes Brasileira – Escola de Capoeira
- Centro Terapêutico de Recuperação e Inserção Social da Pessoa com Dependência Química
- Federação de Umbanda, Cultos Afros Religiosos e Ameríndios do Estado de Roraima – FUCABERR
- Associação dos Filhos e Amigos do Ashe Tata Bokule – AFATABE