Ícone do site Portal Norte

Pedala Ambiental Indígena promove preservação ambiental e valorização dos povos indígenas

Corrida Pedala Ambiental Indígena acontece neste sábado (20) - Foto: Fillipe Barroso/Fepiam

Corrida Pedala Ambiental Indígena acontece neste sábado (20) - Foto: Fillipe Barroso/Fepiam

Em comemoração ao Mês dos Povos Indígenas, a Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fipeam) realiza, neste sábado (20), a corrida Pedala Ambiental Indígena. O percurso da corrida será de 10km.

A concentração para a corrida começa às 7h (horário local) e tem saída programada para às 8h, na estrada do Tarumã, 8554, no bairro Tarumã até a comunidade Parque das Tribos II.

Diversos grupos e movimentos ciclísticos estarão presentes na ação, que tem como principal objetivo unir a preservação ambiental à valorização da cultura indígena através do uso da bicicleta. Para o público indígena, serão disponibilizadas cem bicicletas. O público não-indígena pode levar sua própria bicicleta.

O diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, falou sobre o Pedala Ambiental Indígena como fundamental para a valorização dos povos indígenas.

“O Pedala Ambiental Indígena destaca o papel histórico e contemporâneo da bicicleta na vida dos povos indígenas, promovendo a conscientização ambiental e incentivando a prática de atividades físicas”, afirma Nilton Makaxi.

Ação social

Durante o Pedala Ambiental Indígena, estão previstas ações sociais para valorização da cultura dos povos indígenas. Quando chegarem ao Parque das Tribos II, os participantes realizarão o plantio de mudas como um ato simbólico de preservação ambiental.

Também será promovida uma grande ação social e de cidadania, com atendimento específico para os povos originários.

O evento contará ainda com exposições e vendas de artesanatos dos povos indígenas, cadastro para emissão de carteira de artesãos, atendimento e orientação para cadastro no Sine e seguro-desemprego.

Serão oferecidos ainda serviços como corte de cabelo, massagem, embelezamento, esmaltação, medição da pressão arterial, exames de glicemia, índice de massa corporal, odontologia, oftalmologia e atendimento médico em geral.

O diretor-técnico da Fipeam, Joabe Leonam, também destacou a importância do evento para a valorização dos povos indígenas.

“Por meio desta iniciativa, o evento não apenas celebra a cultura indígena, mas também fortalece os laços com as comunidades indígenas, promove a conscientização ambiental e incentiva a prática de atividades físicas para uma vida mais saudável e sustentável”, afirmou Joabe Leonam.

*Com informações da assessoria

Sair da versão mobile