Por conta de sanções econômicas à Venezuela, não tinha voos internacionais em Boa Vista com destino ao país vizinho. Porém, a companhia aérea Rutaca Airlines começará a fazer os voos entre as cidades de Puerto Ordaz, na Venezuela, para Boa Vista, no Brasil.
Em fevereiro de 2020, os Estados Unidos da América (EUA) aplicaram várias sanções para a Venezuela, por questões políticas. Entre as sanções, estava a proibição da empresa Conviasa de realizar transações comerciais com americanos, incluindo abastecimento de aeronaves em empresas americanas.
Conviasa é uma companhia aérea estatal da Venezuela, a principal a conectar o país com o restante do mundo.
As proibições da estatal impediu que as aeronaves da empresa abastecessem em aeroportos do Brasil, por ter empresas americanas que oferecem esse serviço de abastecimento nos aeroportos.
Entretanto, a Rutaca é uma empresa privatizada e os empresários que estão estabelecidos em Roraima há mais de 5 anos estão cobrando uma linha aérea entre os países.
Devido às sanções, as aeronaves não poderão ser abastecidas em solo brasileiro. Porém, a aeronave teria combustível suficiente para fazer os voos internacionais.
Assim, a decisão será anunciada oficialmente no Salão Internacional de Turismo, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril no Roraima Garden Shopping.
Nota do aeroporto sobre os voos internacionais
Em nota, o Aeroporto de Boa Vista esclarece que, após receber a solicitação do voo com destino a Puerto Ordaz, na Venezuela, prontamente se colocou à disposição da companhia aérea, oferecendo horários disponíveis para a operação. Informa que segue aguardando novas tratativas para viabilizar a operação no futuro.