A Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, esteve em Roraima nesta quinta-feira (16) para inaugurar a primeira fase da reforma da Casa de Saúde Indígena (Casai), que inclui a entrega do refeitório e da cozinha.
Ao todo, serão oferecidas duas mil refeições por dia para mulheres, homens e crianças indígenas.
Representantes de órgãos federais, prefeitura de Boa Vista, governo de Roraima, Unicef, Médicos Sem Fronteira, Universidade Federal de Roraima estiveram presentes no evento.
“Estamos inaugurando esse refeitório da Casai cumprindo um compromisso. Vai possibilitar uma refeição de qualidade e de acordo com o hábito alimentar dos povos indígenas”, disse.
Em seguida, a ministra visitou a Terra Indígena (TI) Yanomami. Ela comentou que a atual situação na TI é de desafios significativos e enfatizou que há uma ação concentrada do governo federal para enviar esforços para superar cada vez mais os problemas herdados pela gestão anterior que causaram comoção no país.
“A gente saiu de um período em que a ausência de políticas públicas fortaleceu a violência, as doenças e os conflitos”, ressaltou a ministra.
Durante a visita, Guajajara se reuniu com lideranças indígenas, autoridades locais e representantes de órgãos federais. Ela enfatizou a importância das ações coordenadas para garantir o bem-estar e os direitos dos Yanomami. Também falou das medidas para combater a invasão de garimpeiros ilegais, proteção ao meio ambiente e apoio aos direitos dos povos indígenas.
“Aqui em Roraima trabalhamos duramente para tirar todos os invasores dos territórios indígenas. No território Yanomami, o trabalho é incansável para retirar todos os garimpeiros em ação diária e conjunta com Ibama, Funai, Polícia Federal e Força Nacional. A raiz de toda a questão é a presença ilegal de garimpeiros nas Terras Indígenas”, declarou a ministra.
A presidenta da Funai, Joênia Wapichana, acompanhou a ministra Sonia Guajajara na inauguração.
“Temos uma missão dada pelo presidente Lula, que é nos somarmos às ações de saúde, de política indigenista e à proteção dos direitos dos povos indígenas”, disse a titular da Funai.
Fonte: Ministérios dos Povos Indígenas