Em Roraima, os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Normandia, São João da Baliza e São Luiz do Anauá completam 42 anos de criação, nesta segunda-feira (1º).
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), parabenizou os municípios aniversariantes. Ele destacou suas contribuições significativas para o crescimento do Estado.
“Parabéns a todos eles, que são de fundamental importância para o desenvolvimento de Roraima. Cada um com sua particularidade, com produção de melancias, bananas, na agropecuária, turismo, ou seja, todos fortalecem a nossa economia”, disse ele.
A cada ano, esses municípios se desenvolvem mais, investindo na produção de grãos, hortifrúti, gado, peixe, turismo e outras atividades econômicas. Eles têm recebido apoio técnico e legislativo por meio do Centro de Atendimento aos Municípios (CAM).
O CAM, um dos programas permanentes do Poder Legislativo, assessora prefeituras e câmaras municipais. Instituído inicialmente em 2011, o órgão passou por alterações e foi reestruturado pela Resolução Legislativa nº 021/2021.
A história dos municípios aniversariantes
Os municípios que completam ano hoje foram instituídos pela Lei Federal nº 7.009/1982. A criação deles está ligada a vários fatores históricos, como a abertura da BR-174 e da Perimetral Norte (BR-210), conforme explica o historiador Victor Mattioni.
Alto Alegre, Bonfim, Normandia e Mucajaí foram emancipados de Boa Vista. Já São João da Baliza e São Luiz do Anauá foram desmembrados de Caracaraí.
Mattioni destaca o processo de assentamento e colonização de Mucajaí, iniciado na década de 1950. Incentivos à migração e ao desenvolvimento agropecuário foram fundamentais para esse processo.
“Uma curiosidade a respeito deles é que, em 1982, quando foram criados pelo então presidente João Batista Figueiredo, nenhum atendia aos pré-requisitos para se tornar um município no Brasil, como ter uma população acima de dez mil habitantes e um eleitorado com no mínimo dez por cento do número de habitantes”.
– Victor Mattioni, historiador.
Em Bonfim, a colonização ocorreu no final do século XIX, com litígios entre Brasil e Grã-Bretanha na famosa questão do Pirara. Em Normandia, a atividade ligada ao garimpo teve grande importância histórica.
Acredita-se que Normandia homenageie um francês chamado Papillon, que teria fugido do Caribe para Roraima. Essa história, ainda que controversa, enriquece a cultura local com bons romances e pesquisas.
Alto Alegre, assim como São João da Baliza e São Luiz do Anauá, teve um incentivo significativo à migração de pessoas do Nordeste e Sul do Brasil.
Esse movimento, nas décadas de 1970 e 1980, fazia parte do plano de ação de integração nacional para a Amazônia.
Essas celebrações e histórias ressaltam a importância dos municípios aniversariantes para a história e desenvolvimento de Roraima.
*Fonte: ALE-RR.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.