Uma operação destruiu dois helicópteros utilizados por garimpeiros ilegais para acessar garimpos em terras indígenas de Roraima, incluindo a Terra Yanomami, uma das mais afetadas pela atividade ilegal no estado. A ação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (8).
Os helicópteros foram destruídos nas regiões do Apiaú, município de Mucajaí, no sul, e no Cantá, ao norte de Roraima.
Veja também: PRF apreende 8 toneladas de ametistas em caminhão de bananas
Uma das aeronaves foi destruída após um pouso de emergência em uma área rural de Mucajaí, no domingo (7). O helicóptero estava com o registro raspado e sem licença para voo.
O outro helicóptero foi destruído no dia 2 de julho. Esta aeronave, utilizada na logística do garimpo, também estava irregular e foi destruída no Cantá.
As ações contaram com a participação de agentes da PRF, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Exército Brasileiro e da Força Nacional.
Combate ao garimpo na terra Yanomami
Essas operações fazem parte do combate ao garimpo em Terras Indígenas em Roraima, com foco especial na Terra Yanomami.
Na última terça-feira, 2 de julho, outro helicóptero irregular utilizado na logística do garimpo foi destruído em uma área rural do Cantá em uma ação conjunta do Ibama e PRF.
Com informações de Agência Gov
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.