Com o objetivo de orpimir o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, tropas da Operação CATRIMANI II destruíram onze pistas clandestinas de pouso para uso de aeronaves na região de Campos Novos, em Iracema, Roraima
Veja também: PRF apreende 8 toneladas de ametistas em caminhão de bananas
A ação aconteceu entre os dias 3 e 7 de julho. Uma escavadeira auxiliou na demolição das pistas, que foram inutilizadas por meio de “cortes” (valas profundas), feitos a cada 100 metros e com profundidades de até 2m, impedindo que qualquer aeronave realize pouso nos locais.
Coordenada pela Casa de Governo de Roraima, a missão aconteceu em conjunto, contando com as Forças Armadas, a Força Nacional e o IBAMA.
Combate ao garimpo na terra Yanomami
A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.
Com informações de Agência Gov
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.