O governo federal adicionou um avançado drone ao seu arsenal de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
O Nauru 500, um modelo de alta tecnologia, é controlado remotamente e possui a habilidade de realizar voos além do alcance visual (BVLOS – Beyond Visual Line of Sight).
Veja também: Ação destrói helicóptero clandestino na terra Yanomami, em Roraima
A entrega oficial do drone foi marcada por um voo teste no dia 17 de julho, realizado em parceria com a Força Nacional, em Alto Alegre, Roraima. Este primeiro voo de monitoramento, que sobrevoou o Rio Mucajaí dentro da TIY, teve a duração de duas horas e se concentrou no monitoramento do rio, onde já foram observados movimentos de voadeiras, pequenas embarcações motorizadas usadas por garimpeiros.
Terra Yanomami: veja quais os territórios mais afetados pelo garimpo ilegal em 2024
Super drone monitorando Yanomami
O Nauru 500 é uma ferramenta essencial na coleta precisa de informações, permitindo o mapeamento detalhado de novos pontos de garimpo e o monitoramento das embarcações e dragas que operam ilegalmente nos rios. Suas imagens de alta qualidade e a capacidade de geolocalização proporcionam uma visão abrangente e detalhada das atividades ilegais, facilitando a identificação e a ação contra os garimpeiros.
A Casa de Governo destaca que o uso de drones é apenas uma das muitas estratégias sendo implementadas para alcançar os objetivo estabelecidos de combate ao garimpo e proteção aos yanomami.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.
Com informações Gov.br