Nesta terça-feira (20), o julgamento do governador de Roraima, Antonio Denarium, e seu vice-governador será realizado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Os políticos podem ter seus mandatos cassados por suposto abuso de poder político e econômico durante o ano eleitoral de 2022.
Na última semana, dia 13 de agosto, o TSE escutou o relatório da ministra Isabel Gallotti e também as defesas dos políticos. As sustentações orais dos advogados incluiram confusão com os programas sociais, nervosismo e ausência de inscrição.
Mas, a ministra Cámen Lúcia decidiu por adiar o julgamento de Denarium no TSE.
Nesta terça-feira (20), a expectativa é de que os ministros realizem o julgamento sobre uma das acusações do governador.
O que você precisa saber sobre o julgamento de Denarium no TSE
O caso do governador começou a ser julgado no segundo semestre de 2023 pelo TRE (Tribunal Reginal Eleitoral) de Roraima.
A primeira cassação de Denarium aconteceu em agosto devido a distribuição de cestas básicas no período eleitoral de 2022. Já em dezembro, o governador foi acusado de usar o programa habitacional “Morar Melhor” no mesmo ano.
Denarium teve o mandato cassado por considerar a ação como uma forma de influência para as votações.
Em janeiro de 2024, o político foi denunciado por violar princípios da Constituição sobre legalidade, eficiência na administração pública e moralidade. O pedido de impeachment contra o governador foi aceito pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Somado a isso, o governador também foi questionado sobre a transferência de mais de R$ 70 milhões para municípios de Roraima. Esse valor teria sido distribuído em razão das fortes chuvas no Estado.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.