Uma pesquisa divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (22), revelou que Roraima é o único estado brasileiro que ainda registra crescimento populacional.
Entre todas as unidades da federação, apenas Roraima mantém uma taxa de fecundidade superior ao nível de reposição em 2023, com 2,26 filhos por mulher.
Em contrapartida, o Rio de Janeiro apresenta a menor taxa do país, com 1,39 filhos por mulher.
As projeções indicam que, além de Roraima, apenas dois outros estados devem continuar crescendo populacionalmente até a década de 2060: Santa Catarina (até 2063) e Mato Grosso (até 2070). Após essa data, o IBGE não projeta além.
O IBGE sobre a taxa de natalidade do Brasil
De acordo com o IBGE, uma taxa de fecundidade de 2,1 filhos por mulher é necessária para manter o tamanho da população estável, desconsiderando o impacto da migração.
O levantamento baseou-se em dados preliminares do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos de 2000 a 2023, fornecido pelo Ministério da Saúde, e nas Estatísticas do Registro Civil e do Censo Demográfico de 2000 a 2022, ambos conduzidos pelo IBGE.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.