O Exército Brasileiro inutilizou 18,5 toneladas de cassiterita, conhecida como “ouro negro“, durante uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
A ação, coordenada pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II em parceria com a Força Nacional de Segurança Pública, ocorreu entre 30 de agosto e 1º de setembro.
Apesar de ter sido realizada em três dias, a operação foi divulgada apenas na noite de quarta-feira (4).
“Com patrulhas frequentes, as operações de repressão combatem o garimpo ilegal e reforçam a presença do Estado na região. Com patrulhas frequentes, as operações de repressão combatem o garimpo ilegal e reforçam a presença do Estado na região”, destacou.
Além da cassiterita, os agentes destruíram dois acampamentos, oito máquinas leves, quatro máquinas pesadas, quatro motores e dois geradores, visando enfraquecer a estrutura do garimpo ilegal.
As patrulhas foram realizadas utilizando Embarcações para Grupo (EPG), partindo das bases de Kayanau e Pakilapi, localizadas às margens dos rios Mucajaí e Uraricoeira.
Essas áreas são pontos estratégicos na luta contra a mineração ilegal na região Yanomami.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.