Ícone do site Portal Norte

BR-319: rodovia que Lula se comprometeu a reconstruir liga Roraima ao resto do Brasil

Lula falou sobre as denúncias de assédio contra seu ministro - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula falou sobre as denúncias de assédio contra seu ministro - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta terça-feira (10), seu compromisso com a retomada das negociações para reconstruir a BR-319, estrada que conecta Manaus a Porto Velho.

Durante visita à aldeia Kainã, do povo munduruku, em Manaquiri (AM), Lula destacou que as obras serão realizadas sem desmatamento, condicionadas a um acordo entre o Estado do Amazonas e o governo federal.

A rodovia é considerada uma rota estratégica para o Norte do Brasil e serve como extensão da BR-174, ligando a região ao Centro-Sul do país.

A BR-319, que possui 885 quilômetros de extensão, tem sua pavimentação em um trecho de 405 quilômetros envolvida em discussões há anos, devido à localização em uma área ambientalmente sensível da Amazônia.

O presidente ressaltou que há uma pressão internacional para a preservação da Amazônia, mas frisou que o governo brasileiro está focado no desenvolvimento sustentável da região.

“O mundo que compra o nosso alimento está exigindo que a gente preserve a Amazônia. E por quê? Porque eles estão querendo que a gente cuide do ar que eles respiram. Eles não preservaram as terras deles no século passado, quando houve a revolução industrial”, disse.

Lula enfatizou que a retomada da pavimentação envolverá uma colaboração entre vários ministérios, governos locais, parlamentares e outras partes interessadas.

A reconstrução da BR-319 é vista como essencial para melhorar a conexão entre o Norte e outras regiões do Brasil, sem comprometer o equilíbrio ambiental da Amazônia.

Lula cumpriu agenda hoje no Amazonas e deu entrevista à Rádio Norte FM, do Grupo Norte de Comunicação.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile