O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) decidiu nesta terça-feira (10) pela retirada do partido União Brasil da disputa pela Prefeitura de Boa Vista. A decisão foi tomada em sessão ordinária e ainda cabe recurso.

Durante a sessão, foram analisados três recursos contra decisões favoráveis à candidata Catarina Guerra, que disputa com Nicoletti a posição de candidata à prefeitura da capital roraimense, pelo União Brasil.

As impugnações questionavam o registro da candidatura da deputada estadual na corrida eleitoral de outubro. O principal recurso veio da coligação “Uma Nova Boa Vista, Boa Para Todos”, que inclui partidos como PDT, Republicanos, Novo e PSD.

A coligação buscava impugnar o registro de Catarina, alegando que sua candidatura foi decidida pela executiva nacional do União Brasil, não em convenção municipal, o que seria uma violação da Lei das Eleições.

Os magistrados inicialmente rejeitaram a suspeição do relator Cláudio Belmino, seguindo o parecer do Ministério Público Eleitoral. No entanto, a juíza Joana Sarmento abriu divergência, mas a maioria dos votos acompanhou a relatora, desembargadora Tânia Maria Brandão.

O advogado Alex Ladislau, representante de Nicoletti, defendeu que a escolha de Catarina violou o processo eleitoral. Já o procurador eleitoral Alisson Marugal sugeriu a manutenção da candidatura de Catarina Guerra.

Com um empate na votação, a presidente do TRE-RR, Elaine Bianchi, desempatou determinando a exclusão do União Brasil da disputa pela prefeitura.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.