Um grupo de dez garimpeiros decidiram abandonar seu acampamento e se entregaram à base de segurança localizada na região de Kayanaú e Palimiú. Os homens foram presos na Terra Yanomami e encaminhados à delegacia de Boa Vista (RR).
Oh homens decidiram se entregar por causa da falta de alimentos e o risco de vista, uma vez que as operações do Governo Federal têm impedido do trânsito de insumos e materiais para acampamentos dos criminosos montados dentro da TI.
De acordo a Secretaria de Comunicação, a ação dos criminosos será amplamente dificultada nos próximos dias a partir do início da destruição de pistas de pouco identificada dentro da Terra Indígena Yanomami.
Operação combate garimpo na Terra Yanomami
Entre os dias 8 e 14 de setembro, foram destruídos 14 acampamentos, 8 antenas Starlink ou Via Sat, 38 motores, uma arma de fogo artesanal e 12 geradores na operação.
lém disso, foram inutilizados 1.350 litros de diesel e apreendidos uma antena Starlink, sete armas e três munições.
Desde março de 2024 até 14 de setembro de 2024, o governo realizou 1.773 operações de combate ao garimpo e à logística de apoio.
As ações na Terra Yanomami continuam sob a coordenação da Casa de Governo.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.