O Governo de Roraima promove a comercialização de produtos das comunidades indígenas do estado por meio da Feirinha da Agricultura Familiar Indígena. O evento ocorre todas as quartas-feiras, das 7h30 às 14h, no Parque Anauá.
A feira é organizada pela Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi) em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater). Atualmente, funciona próximo aos prédios do Iater e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), à esquerda do Forródromo.
Os produtores participantes pertencem às etnias Macuxi e Taurepang, das comunidades Sorocaima 1 e 2, Morcego e Truaru da Cabeceira. Eles comercializam produtos como feijão, milho, mandioca, peixes, aves, ovos e outros itens cultivados em suas terras.
Além de incentivar a agricultura, o governo estadual apoia a logística, fornecendo transporte tanto para os produtos quanto para os produtores, facilitando a participação na feira.
Adriana Bezerra, da Divisão de Apoio ao Etnodesenvolvimento da Sepi, destacou que a feira também abre espaço para a venda de artesanato e biojoias, como brincos e colares.
Segundo ela, o objetivo é promover e valorizar os produtos naturais e orgânicos das comunidades indígenas.
“A gente convida todos para que venham até aqui conhecer vários produtos naturais, orgânicos e possam comprar e apreciar o que as populações indígenas de Roraima têm de produção nas comunidades, e tenho certeza que vão encontrar produtos de excelente qualidade”, afirmou Adriana.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.