Uma sucuri-verde, com cerca de 3 metros, interrompeu o tráfego na BR-174, em Rorainópolis, sul de Roraima, na tarde desta quinta-feira (17). A travessia da serpente foi registrada em vídeo, que viralizou nas redes sociais.
Motoristas que passavam pelo local pararam para assistir o momento em que a gigante da Amazônia cruzava a rodovia. Alguns caminhões aguardaram pacientemente a passagem da sucuri para seguir viagem, sem interferir na travessia.
O vídeo, que captou os comentários impressionados das pessoas, mostra a serpente se deslocando em direção a uma lagoa.
“Olha o tamanho do brinquedo”, diz o motociclista que gravou a movimentação.
Confira o momento:
RORAIMA🚨Simplesmente uma cobra grande, grossa e cabeçuda, parou o trânsito no município de Cantá, para atravessar a rodovia. pic.twitter.com/fPJ168eFCd
— FOFOQUEIRORR_ (@fofoqueirorr_) October 17, 2024
A sucuri-verde é natural da Amazônia
A sucuri-verde, também conhecida como anaconda, não possui veneno. Para capturar suas presas, a cobra usa sua força muscular para imobilizar e asfixiar.
Esta é uma das maiores espécies de serpentes do mundo em termos de massa corporal. Todas as sucuris pertencem ao gênero Eunectes e à família Boidae, a mesma das jiboias.
Existem quatro espécies de sucuris, sendo três encontradas no Brasil. Esses répteis habitam áreas próximas a rios, lagos e brejos, adaptando-se tanto ao ambiente terrestre quanto aquático.
A sucuri-verde, como a que aparece no vídeo, é a maior delas. Esse animal possui coloração verde-oliva e pode ser encontrado em diferentes biomas no Brasil, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica.