Ícone do site Portal Norte

Indígenas bloqueiam BR-174 em Roraima em protesto contra o marco temporal

Indígenas realizam protesto na BR-174 contra o marco temporal. Foto: ASCOM/CIR

Indígenas realizam protesto na BR-174 contra o marco temporal. Foto: ASCOM/CIR

Indígenas das terras Raposa Serra do Sol e São Marcos bloquearam o quilômetro 666 da BR-174, em Pacaraima, norte de Roraima, em forma de protesto na manhã desta terça-feira (29).

O ato começou por volta das 8h, nas proximidades da comunidade indígena Sabiá. Contudo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha o protesto, que ocorre de forma pacífica, conforme o Conselho Indígena de Roraima (CIR), responsável pela manifestação.

Durante o bloqueio, os indígenas realizam danças, cantos e o ritual de defumação do maruwai. Com gritos como “Fora Marco Temporal” e “povo unido, jamais será vencido”, o grupo protesta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48.

A ação em quesão defende a tese do marco temporal, uma medida vista como ameaça aos direitos indígenas sobre terras tradicionais.

Os manifestantes também pedem respeito a seus direitos, dirigindo-se ao ministro Gilmar Mendes e ao senador Dr. Hiran (Progressistas-RR), autor da PEC.

“Gilmar Mendes, respeite os filhos de Makunaima” e “senador Hiran, respeita os nossos direitos”, eles dizem.

Além disso, outras manifestações indígenas ocorrem em rodovias estaduais de Roraima, nos municípios de Amajarí, Normandia e Cantá.

Portanto, o CIR afirma que os atos são parte de uma campanha maior para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Senado contra o marco temporal. Sendo assim, uma tese que limita os direitos territoriais indígenas às terras ocupadas antes da promulgação da Constituição de 1988.

Por fim, o movimento integra a Mobilização Indígena Nacional, marcada para esta quarta-feira (30) em Brasília, onde lideranças de todo o país se reúnem para reforçar a resistência contra o marco temporal.

Sair da versão mobile