O Procon de Boa Vista preparou dicas para não cair em golpes na Black Friday, que acontece todo ano, geralmente na última sexta-feira no mês de novembro.
Em 2024, o evento de compras ocorre no dia 29 de novembro.
O evento visa oferecer promoções e descontos em vários produtos, de eletrodomésticos, roupas e outros itens de consumo geral. Porém, é necessário atenção para possíveis golpes.
Confira dicas para a Black Friday:
- Faça um planejamento: Evite compras impulsivas, faça uma lista com análise dos preços e defina um orçamento;
- Compare os preços: Veja se os preços ofertados durante as promoções realmente mudaram em comparação ao preço que eram antes;
- Preste atenção as táticas. Geralmente, as lojas utilizam frases como “últimas unidade” para influenciar o cliente a gastar mais;
- Cheque se a loja é confiável: Antes das compras, garanta a credibilidade da loja. Leia avaliações de outros clientes, e os termos e condições das ofertas;
- Promoção “venda casa”: A prática é configurada como ilegal e abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ela acontece quando o fornecedor oferece dois produtos em uma promoção em que só é possível adquirir o primeiro produto na compra do segundo;
- Guarde comprovantes: Manter todos os comprovantes relacionados a compra, inclusive o código de rastreio, é de suma importância para garantir direitos do consumidor;
- Prazo de reclamação: O comprador tem prazo de 30 dias para reclamação de produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis;
- Cuidados com as compras na internet: Antes de finalizar a compra e inserir dados do cartão de crédito, é recomendável que o cliente verifique a confiabilidade do site que está comprando. O endereço virtual da loja precisa começar com http:/, além de ser obrigatório a exibição do CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável;
- Direito de arrependimento: Segundo o Art.69 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), se a compra realizada for online, ou por meio de telefone, ou WhatsApp, o cliente tem um prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto para desistir da compra. O valor da devolução é o valor total pago pelo cliente, incluindo o frete. Já em lojas físicas, depende da política de devolução da empresa.
Origem do evento
A data comemorativa de Dia de Ações de Graças (Thanksgiving) deu, indiretamente, à Black Friday.
O termo começou a ser utilizado por policiais na Filadélfia na década de 60, em consequência ao grande número de pessoas que iam às compras no dia seguinte ao feriado.
Mais tarde, o termo ganhou uma conotação positiva por gerar lucros as lojas, já que utilizavam canetas pretas ou azuis para registrar os lucros do dia.
Assim, a Black Friday passou a significar o dia que marcava o começo da temporada de lucros para os comerciantes.
O objetivo da data é estimular as vendas, aproveitando o início da temporada de comemorações como Natal e Ano Novo.