Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Boa Vista implementou o “Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”. A iniciativa, portanto, tem como objetivo garantir a proteção e o bem-estar de menores de idade que estão em situação de vulnerabilidade. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI).
Qual o objetivo do ‘Família Acolhedora’?
O projeto é feito em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Por meio dele, famílias que realizaram o cadastro acolherão, de forma provisória, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção.
A secretária municipal de Gestão Social, Nathalia Cortez, relata que a medida possibilita que os jovens atendidos pelo programa tenham acesso a educação e cuidado personalizado, que tem, portanto, grande influência no crescimento humano.
“Esse é um serviço pioneiro aqui no estado de Roraima. A partir de hoje, as equipes técnicas passam por capacitações. As famílias que quiserem se candidatar ao acolhimento têm até o fim do mês de novembro para se cadastrarem. Após a análise, as famílias selecionadas passarão por qualificação”, afirmou Cortez.
Capacitação técnica para a equipe de Boa Vista
A prefeitura de Boa Vista fez parceria com o Instituto Acolher, localizado em Cascavel, no Paraná, que trabalha com políticas públicas de proteção da infância e juventude. Logo, a organição realizará a capacitação das equipes técnicas de Boa Vista que estão envolvidas no projeto.
Além disso, Neusa Cerutti, diretora do Instituto Acolher e assistente social, afirma que a experiência de acolhimento familiar causa impactos positivos imensuráveis na vida das crianças e adolescentes que passam pelo acolhimento.
Inclusive, a palestrante afirmou que o cuidado mais próximo possibilita uma atenção a mais para a criança, o que ajuda no seu desenvolvimento, pois é na infância que se forja os princípios e caráter do ser humano.
Contudo, o programa ‘Serviço de Acolhimento em uma Família Acolhedora’ propõe que, as crianças em situação de vulnerabilidade em Boa Vista possam ser acolhidas, com cuidado, amparo e afeto para se desenvolverem melhor.
Quais são as datas para as inscrições ao programa ‘Família Acolhedora’?
As inscrições e entrega da documentação exigida conforme o cronograma ocorre então no período de 11 a 30 de novembro de 2024, no site oficial da Prefeitura de Boa Vista.
Confira o cronograma das inscrições:
- 02 a 06/12/2024: Análise documental
- 06 a 09/01/2025: Entrevista e mapeamento dos candidatos pela Equipe Técnica
- 13 a 15/01/2025: Encaminhamento da relação dos inscritos para conhecimento e aprovação do Juizado
- A formação dos candidatos ao ‘Serviço Família Acolhedora’ e aos jovens que participarão do programa ainda estão sem data.
Quais são os requisitos para se cadastrar no serviço?
- Ser maior de 18 anos
- Comprovante de renda fixa
- Concordância de todos os integrantes da família
- Documentos pessoais (CPF,RG)
- Comprovante de residência
- Comprovante de rendimentos
- Cartão de Vacina com atualizações conforme as normas do Sistema Único de Saúde (SUS)
- Certidão negativa de antecedentes criminais
- Solicitarão a documentação de outros integrantes da família. No entanto, no caso de outras crianças, será necessário a carteira de vacinação, comprovante de matrícula escolar e certidão de nascimento
- Não possuir interesse em adoção e não fazer parte do Cadastro Nacional de Adoção (CNA)