Na manhã desta segunda-feira (11), uma caminhonete da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) afundou ao cair de uma balsa provisória no rio Uraricorera, na região do Passarão na RR-319, zona Rural de Boa Vista.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), não houve vítimas no acidente e a balsa continua no rio e mergulhadores trabalham para retirá-la. No entanto, ainda não se sabe como o acidente ocorreu.
A equipe foi acionada por volta das 8h30.
Caminhonete da Secretaria de Saúde Indígena
A caminhonete era da equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (Dsei-Leste), que atua oferecendo serviços de saúde as comunidades indígenas na região.
Além disso, a balsa do acidente é provisória. A balsa que atua na travessia está fora de operação desde a última quinta-feira (7) por conta de um reversor do equipamento que continua quebrado.
A Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Sepi) afirmou que a peça necessária para o reparo está disponível apenas em São Paulo e que está trabalhando na solução do problema. Portanto, a previsão é que a balsa volte a funcionar até esta noite desta segunda.
Por fim, a Secretaria relata que o acidente da balsa oficial aconteceu devido ao baixo nível do rio.
Confira vídeo registrado por moradores do momento em que a caminhonete está afundando no rio:
Problemas no transporte fluvial roraimense
Além disso, a balsa oficial ofertada pelo governo para atravessar o rio Uraricoera já teve mais ocasiões em que parou de funcionar, prejudicando seus moradores.
Um dos casos foi em março de 2024, no qual o Portal Norte conseguiu entrar em contato com a Secretaria dos Povos Indígenas. Relembre caso.