Nesta última quinta-feira (14), aconteceu uma confusão na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR), na zona Norte de Boa Vista.
O presidente da instituição e candidato a reeleição Ednaldo Vidal, Francisco Guimarães, Bárbara Vinhote, Kassia Kamila, João Guilherme e Italo Teixeira estavam envolvidos na discussão.
Os envolvidos registraam boletins de ocorrência sobre o caso na sexta-feira (15).
Como aconteceu a confusão?
De acordo com relatos, o conflito ocorreu após que os advogados chegaram a sede da OAB-RR. O presidente Ednaldo Vidal afirmam que eles chegaram após às 18h, horário do expediente dos funcionários.
No entanto, os advogados rebatem afirmando que chegaram antes das 18h. Além disso, o presidente relata que o grupo agrediu um dos funcionários na recepção, e que teria ficado com seu braço arranhado.
No boletim de ocorrência, Vidal afirma que o episódio se trata de uma “armação política”, devido ao desempenho na eleição do órgão.
Durante o ocorrido, um dos advogados presentes no desentendimento registrou a discussão, confira vídeos:
Relato dos advogados
Segundo Bárbara, ela e os outros três advogados foram à sede da OAB por volta das 17h30, com o objetivo de cobrar um posicionamento da comissão eleitoral sobre o pleito marcado para segunda-feira (18), mas que não havia nenhum representante da comissão presentes.
Porém, após informar o grupo que o prédio estava vazio, o vigia começou a ligar para a polícia
“Nisso que ele estava ligando pra polícia eu falei: Por que você está ligando pra polícia? E aí ele não me deu mais informações. E falei: Então vou esperar a polícia”, relatou Bárbara Vinhote.
A advogada fala que se surpreendeu ao notar os advogados Francisco Guimarães e Ednaldo Vidal muito alterados, e adicionou que informou aos dois que queria falar com o presidente da comissão eleitoral, cargo que não pertence a nenhum deles.
Após a conversa, Bárbara informou que João Guilherme, um dos três advogados do grupo, estava sendo impedido de entrar pelo vigia do prédio e o doutor Ednaldo Vidal.
Quando o advogado João Guilherme entra no prédio, Vinhote relata que Vidal retornou a ela muito agressivo, e que segurou seu braço com força e falou para irem até o gabinete da presidência.
Por fim, a advogada finalizou seu relato dizendo que João Guilherme a defendeu: “Ele falou: ‘o senhor não vai bater nela’. E o meu sentimento naquela hora foi de que ele fosse me agredir. Eu não conseguia pensar em outra coisa, fiquei paralisada e nisso doutor Ednaldo saiu da minha frente, agrediu doutor João Guilherme, bateu no braço dele, o doutor João Guilherme caiu no chão e eu pensei em ir embora naquele momento”.