Ícone do site Portal Norte

Roraima tem um dos piores serviços de limpeza e coletas de lixo do país, diz IBGE

Roraima apresenta um dos piores índices de coleta de lixo no país.

Roraima apresenta um dos piores índices de coleta de lixo no país. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc

O estado de Roraima aparece com um dos piores índices da região norte em serviços de limpeza e coleta de lixo no Brasil, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira (28). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa coletou índices nos meses de setembro de 2023 a março de 2024, a fim de avaliar a aplicação da Lei n.º 12.305/2010. O projeto aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que define prazos para o fim dos lixões e a instalação de aterros sanitários.

Norte possui maior número de lixões no Brasil

Roraima tem um dos menores percentuais de Plano Municipal de Saneamento Básico. Além disso, aparece em terceiro lugar no ranking de estados com maiores índices de uso de lixões.

Foto: Reprodução/IBGE

O IBGE, responsável pela pesquisa, afirma que os estados tem “uma estrutura inadequada para a gestão de resíduos sólidos nessas áreas”. Além de Roraima, Amazonas e Maranhão também lideram o ranking.

Ademais, o estudo mostra que os lixões predominam na maioria das cidades da região norte (73,8%) e nordeste (52,9%). Por outro lado, o sudeste aparece com 12,1% e sul com 5,7%, posicionando-se com os menores índices.

Micaraima 2024 acontecerá no lixão?

Inclusive, o evento “Micaraima 2024” gerou polêmicas com o estado do espaço da festa, que funcionava como um “lixão” para a cidade de Pacaraima.

Os vereadores afirmaram que o espaço contrariava as condições ideais de segurança e conforto para a comunidade e os visitantes. Portanto, a Câmara Municipal de Pacaraima solicitou a suspensão da festa até que o município tivesse condições adequadas.

O Ministério Público de Roraima (MP-RR) aconselhou à Prefeitura de Pacaraima limpasse um terreno próximo ao lixão.

Além da limpeza, a prefeitura deve vedar o terreno, com o intuito de impedir a entrada de pessoas durante a festa.

Caso a prefeitura não cumprir as recomendações, o Ministério pode resultar em medidas judiciais.

A festa ocorrerá normalmente nesta sexta-feira (29) e sábado (30).

Sair da versão mobile