Ícone do site Portal Norte

Governador de Roraima pede compensação a Lula por gastos com imigração de venezuelanos

Governador de Roraima pede compensação a Lula por gastos com imigração de venezuelanos

Governador de Roraima pede compensação a Lula por gastos com imigração de venezuelanos. Foto - Reprodução/Instagram/ Ricardo Stuckert/ PR

O governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), afirmou que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) se comprometeu em resolver questões do estado de Roraima.

Os dois representantes do governo se reuniram na quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Entre os pedidos está a construção de um presídio federal e o pagamento de R$ 306 milhões para compensar os gastos do estado com a imigração de venezuelanos.

“Solicitei a construção de um presídio federal em Roraima, alterações na Lei de Imigração e celeridade na restituição das despesas com venezuelanos, que gera um impacto financeiro muito grande pro estado. A ação já teve decisão favorável ao estado no STF”, disse o governador em uma publicação nas redes sociais.

Imigração de venezuelanos

Segundo o governo de Roraima, cerca de 180 mil venezuelanos vivem no estado atualmente, o que representa cerca de 20% da população atual.

Isso teria impactado na demanda por serviços públicos, como saúde e educação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, há quatro anos, que a União pague para Roraima metade dos gastos com prestação de serviços públicos aos imigrantes da Venezuela.

No entanto, o governo federal questionou o pagamento desse valor. O estado aponta que o valor devido pela União é de R$ 306 milhões, com a correção monetária e juros de mora.

Avanços do estado

Na publicação, Denarium ainda destacou os resultados alcançados durante a gestão de Roraima. “Mostrei que somos número 1 no ranking do crescimento do PIB no Brasil, que tivemos o maior aumento de empregos formais com carteira assinada, aumento na produção de grãos, da área plantada e do rebanho bovino”, destacou o governador.

Ele ainda apontou que Roraima foi o estado que teve o maior crescimento em exportações e que possui o maior programa de regularização fundiária, e também, de agricultura familiar e indígena.

“Temos os maiores programas sociais da história e somos o segundo estado brasileiro com a maior redução de pobreza. Além disso, pelo quarto ano seguido fomos avaliados pelo tesouro nacional como nota A em capacidade de pagamento e tudo com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, completou o chefe de estado.

Sair da versão mobile