O Ranking dos Políticos realizou, nesta quarta-feira (4), a entrega do prêmio Excelência Parlamentar, que reconheceu o trabalho dos congressistas de todo o Brasil.

A bancada de senadores e deputados federais de Roraima ocupa a 9ª colocação entre os 27 estados do país, segundo o Ranking dos Políticos.

Entre os parlamentares de Roraima, o destaque foi o senador Dr. Hiran (PP).

O senador Dr. Hiran (PP) durante a premiação – Foto: Portal Norte

O Ranking dos Políticos é uma iniciativa da sociedade civil que avalia a atuação de senadores e deputados federais, pontuando e classificando-os conforme diferentes critérios, como combate aos privilégios, desperdícios e corrupção no poder público.

A avaliação é baseada na pontuação média dos parlamentares que representam o estado.

Veja posições dos senadores e deputados federais de Roraima:

Senadores

  1. Dr. Hiran – PP (8,34)
  2. Mecias de Jesus – REPUBLICANOS (6,80)
  3. Chico Rodrigues – PSB (4,70)

Deputados Federais

  1. Duda Ramos – MDB (8,10)
  2. Zé Haroldo Cathedral – PSD (7,15)
  3. Nicoletti – UNIÃO (6,92)
  4. Pastor Diniz – UNIÃO (6,23)
  5. Defensor Stélio Dener – REPUBLICANOS (6,23)
  6. Albuquerque – REPUBLICANOS (5,85)
  7. Gabriel Mota – REPUBLICANOS (5,82)
  8. Helena Lima – MDB (4,16)

Pontuação

A pontuação de cada parlamentar depende de critérios de atuação no Congresso, como o percentual de presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e, principalmente, das votações nas decisões mais importantes do Congresso.

A escala da pontuação vai de 0 a 10 e é atualizada diariamente conforme o avanço de novas votações, bem como atualizações sobre despesas, presenças e processos dos parlamentares.

Os parlamentares com maior nota integram a lista dos premiados pelo Ranking dos Políticos ‘Excelência Parlamentar’.

Ranking dos Políticos

Fundado em 2011, em Brasília, o Ranking dos Políticos tem como propósito trazer transparência para o desempenho dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica.

As orientações da organização seguem conforme os pareceres de um Conselho de Leis, composto por 30 membros de diversos setores da sociedade civil, como juristas, economistas, administradores e cientistas políticos, além de ex-Ministros do STF, ex-presidentes do Banco Central, ex-parlamentares e ex-Ministros de Estado.

O Ranking dos Políticos possui uma equipe de relações governamentais que monitora as principais discussões no Congresso Nacional. Antes de uma proposição ser votada, ela é encaminhada para análise dos conselheiros, que deliberam entre si e decidem se a organização irá ou não acompanhar e pontuar o projeto. Para um projeto ser caracterizado como positivo, é preciso 70% de consenso.

O Ranking dos Políticos se tornou uma referência para os parlamentares em votações, sendo comumente utilizado como um selo de autoridade pelos deputados federais e senadores em suas publicidades e campanhas.