Roraima tem uma representante na seleção brasileira olímpica de boxe. A Confederação Brasileira da modalidade convocou Rafaela Marques Silva para compor na equipe das Olímpiadas de 2028.
Ela se juntará ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento da confederação, em São Paulo. A apresentação da equipe de pugilistas será no dia 14 de janeiro de 2025.
Em 2022, Rafaela disputou no Mundial de Boxe Juvenil representando a seleção brasileira. Em 2023, a pugilista se juntou ao grupo de treinamentos da categoria juvenil, e, em fevereiro deste ano, treinou na seleção adulta.
Conquistas fora do Brasil
A lutadora conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Sul-americanos da Juventude, na Argentina. Além disso, no mesmo ano, Rafaela ganhou medalha de ouro nas olimpíadas escolares em Gymnasíade, França.
Além de Rafaela Silva, outro lutador de boxe pode representar Roraima. Caíque Cardoso, que ganhou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro, compete com outros cinco pugilistas por duas vagas na equipe da seleção brasileira.
Lutadora de jiu-jitsu de Roraima ganha prata em mundial
Inclusive, outra atleta roraimense se destacou no último mês. A jovem Mônica Letícia Rocha, de 13 anos, conquistou a medalha de prata no Mundial Kid’s de jiu-jitsu.
A competição aconteceu no último fim de semana de novembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Conhecida no esporte como “Baby Monster” e faixa laranja, Mônica representa a Academia Trinity Gold e é treinada pelo professor Everton Cromado.
Na categoria infantil, a roraimense enfrentou três oponentes. Na primeira fase, venceu Bruna Karla de Farias Domingues, faixa laranja de 12 anos, com um ataque mais agressivo.
Para semifinal, a atleta de Roraima derrotou Mirela Araújo Dias, também faixa laranja e de 12 anos, com uma vantagem de dois pontos. Contudo, na final, não conseguiu superar a adversária, garantindo o segundo lugar no pódio.