Ícone do site Portal Norte

Criança fica ferida ao manusear arma do padrasto dentro de casa, em Roraima

Boa Vista ficou em terceiro lugar entre as capitais brasileiras com maior aumento de mortes violentas em um ano. Foto: PMBV/Divulgação/Arquivo

Boa Vista ficou em terceiro lugar entre as capitais brasileiras com maior aumento de mortes violentas em um ano. Foto: PMBV/Divulgação/Arquivo

Um menino de 9 anos ficou ferido na cabeça ao manusear uma arma de fogo que encontrou debaixo da cama na vila Félix Pinto, município do Cantá, no Norte de Roraima. O incidente ocorreu na sexta-feira (3) e envolveu uma arma pertencente ao padrasto da criança, um idoso de 63 anos.

O disparo acidental atingiu a região próxima à orelha do menino. Ele foi levado por um vizinho ao posto de saúde local, onde recebeu os primeiros atendimentos, e, em seguida, transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista. Apesar da gravidade, a criança estava consciente e em estado estável.

Padrasto é autuado

Segundo relato de um vizinho à Polícia Militar (PM), ele ouviu o disparo vindo do quarto onde a arma estava guardada. Ao verificar, encontrou o menino ferido, sendo amparado pelo irmão mais velho, de 12 anos. O irmão relatou que estava na cozinha no momento do tiro e, ao ouvir o som, correu até o quarto, onde encontrou o menino sentado na cama, com um ferimento na cabeça e um revólver próximo.

De acordo com o irmão, três armas estavam na residência: uma espingarda, um revólver e uma carabina. Ele informou que as armas longas estavam guardadas sob a cama, enquanto o revólver ficava em uma prateleira de roupas.

A PM realizou buscas na casa, onde apreendeu as armas e as munições. Nenhuma documentação que comprovasse a legalidade do armamento foi encontrada. O padrasto do menino foi autuado pelo crime de omissão de cautela, e as investigações continuam para esclarecer as circunstâncias do ocorrido e determinar responsabilidades.

Violência em Boa Vista

Boa Vista ficou em terceiro lugar entre as capitais brasileiras com maior aumento de mortes violentas em um ano, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, divulgado nesta terça-feira (28). A taxa cresceu 9,9% ao comparar os anos de 2020 e 2021.

A capital roraimense foi superada apenas por Manaus, com alta de 48,9%, e Macapá, com 31,2%. Logo atrás estão Porto Velho (8,6%), Teresina (9,5%) e Salvador (3,4%).

Das seis capitais com crescimento, quatro estão na região Norte, a única do país que registrou aumento na violência em 2021, com alta de 9%, contrastando com a redução de 6% no restante do Brasil.

Com informações de Band Roraima

Sair da versão mobile