O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a prorrogação, por mais 90 dias, do apoio da Força Nacional de Segurança Pública às operações de segurança no Estado de Roraima.
A medida será válida para os municípios de Boa Vista e Pacaraima, reforçando a presença do efetivo em áreas consideradas estratégicas para a preservação da ordem pública.
De acordo com a portaria publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU), o apoio será mantido até o dia 10 de abril.
A iniciativa visa auxiliar os órgãos de segurança pública locais na realização de atividades e serviços essenciais para garantir a segurança das pessoas, a proteção do patrimônio e a manutenção da tranquilidade social.
Essa extensão da atuação da Força Nacional ocorre de forma planejada e em caráter temporário, refletindo o compromisso do governo federal em atender às necessidades específicas da região e assegurar o bem-estar da população.
Violência em Boa Vista
Boa Vista ficou em terceiro lugar entre as capitais brasileiras com maior aumento de mortes violentas em um ano, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. A taxa cresceu 9,9% ao comparar os anos de 2020 e 2021.
A capital roraimense foi superada apenas por Manaus, com alta de 48,9%, e Macapá, com 31,2%. Logo atrás estão Porto Velho (8,6%), Teresina (9,5%) e Salvador (3,4%).
Das seis capitais com crescimento, quatro estão na região Norte, a única do país que registrou aumento na violência em 2021, com alta de 9%, contrastando com a redução de 6% no restante do Brasil.