Nesta segunda-feira (13), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, estará em Boa Vista com uma agenda voltada à análise da situação atual da saúde indígena Yanomami em Roraima. Esta será sua quinta visita ao estado, destacando o compromisso com a assistência à população indígena.
A programação começa às 10h30, com uma reunião na Casa de Governo. O encontro contará com a participação do novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Maurício Ye’Kwana, e lideranças da etnia.
Às 11h45, a ministra visitará a Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas de Roraima (URHPI), localizada no Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A unidade dispõe de 36 leitos dedicados exclusivamente ao atendimento de indígenas.
No período da tarde, às 14h30, Nísia Trindade estará na Casa de Saúde Indígena Yanomami (Casai), que está em processo de reforma desde 2023, com recursos de R$ 50 milhões destinados à melhoria das instalações.
A agenda será concluída às 16h, com uma reunião no escritório regional da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). A equipe da agência, que assumiu a gestão da saúde pública na Terra Indígena Yanomami, discutirá com a ministra os avanços e desafios no atendimento à população local.
Yanomami
Em uma visita ao território Yanomami em agosto de 2024, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reafirmou o compromisso do governo federal com a saúde indígena, classificando-a como prioridade. Ela anunciou avanços significativos, incluindo a retomada da assistência a 5,2 mil indígenas na Terra Yanomami, além da incorporação de 400 novos profissionais de saúde para reforçar o atendimento nos 37 polos de saúde indígena da região.