Manaus registrou 573 casos suspeitos de dengue em sete dias, conforme o Boletim Epidemiológico de Arboviroses, divulgado nesta segunda-feira (29).

Conforme a prefeitura da cidade, o documento atualiza, semanalmente, os números de casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro registrados na capital.

A edição de nº 4 do informe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresenta dados da Semana Epidemiológica de 21 a 27 de janeiro.

O boletim completo pode ser acessado no site da Semsa.

Detalhes do boletim

Segundo o boletim, no período de avaliação, Manaus teve 573 casos notificados (suspeitos) e 74 confirmados de dengue, e outros 1.773 casos estão sendo investigados.

De zika, constam no informe um caso notificado, um confirmado e 11 em investigação.

Os registros de chikungunya incluem seis casos notificados e 24 em investigação, não havendo casos confirmados dessa arbovirose.

Divulgação/Semsa

Em 2024, até o dia 27 de janeiro, Manaus contabilizou 809 casos de dengue confirmados por critérios laboratoriais, clínicos e/ou clínico-epidemiológicos; e dois casos confirmados de zika.

Não há registro de casos confirmados de chikungunya no município até o momento.

Casos de oropouche e mayaro

O boletim da Semsa informa ainda 137 casos novos de oropouche no período de 21 a 27 de janeiro, totalizando 515 registros em 2024, todos confirmados mediante análise laboratorial.

A Semsa explica que a confirmação dessa arbovirose ocorre por conta do diagnóstico diferencial realizado com os casos suspeitos de dengue.

Não há casos confirmados ou em investigação de mayaro.

Não constam do informe casos notificados das duas doenças, por não serem agravos de notificação obrigatória.

Não há óbitos em investigação ou confirmados em decorrência de dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro em Manaus, de acordo com o informe epidemiológico semanal.