Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças por inatividade física até 2030.

Devido a isso, muitos indivíduos buscam por uma vida mais saudável como principal resolução para o ano, aumentando o fluxo nas academias em janeiro.

Como aponta um estudo da British Journal of Sports Medicine, indivíduos que participam de aulas de ginástica em grupo aumentam seu bem-estar social e reduzem a sensação de solidão.

Na mesma linha, dados de uma pesquisa da ukactive mostram que 78% das pessoas dizem ter um impacto positivo na sua saúde mental e bem-estar ao frequentar a academia.

Em relação ao levantamento feito pela ukactive, 66% dos entrevistados acreditam que o exercício os ajuda a dormir melhor.

Academias no país

Com um crescimento médio de 27% ao ano entre 2021 e 2022, o Brasil possui atualmente 32.011 academias ativas, de acordo com dados da Cortex, ficando atrás apenas dos Estados Unidos neste quesito.

O país também ocupa o segundo lugar, empatado com a África do Sul, em praticantes de atividades físicas, com 21% da população, conforme pesquisa da Cupom Válido, com dados da Numbeo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Statista. A Índia lidera este ranking com 24%.