Diante do aumento alarmante na transmissão das arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco organiza um mutirão de visita domiciliar e borrifação nos bairros Montanhês e Alto Alegre, nesta quarta-feira (31).

A ação contará com a participação de 230 servidores, incluindo agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

Dados preocupantes

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), entre os dias 1º e 20 de janeiro de 2024, foram registrados 116 casos prováveis de dengue apenas na regional Tancredo Neves.

Os bairros mais afetados incluem Alto Alegre, Montanhês e Tancredo Neves, onde o Índice de Infestação varia de 4,8% a 14,8%, colocando todos os bairros da região em situação de alto risco para a transmissão das arboviroses.

Objetivos da ação

  • Identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das arboviroses, por meio da remoção mecânica de recipientes com água estagnada e aplicação de larvicida;
  • Reduzir a população do mosquito adulto por meio da aplicação de inseticida;
  • Informar a comunidade sobre medidas preventivas e o que fazer em caso de suspeita de dengue, zika ou chikungunya.

Concentração

O mutirão terá início às 8h, com concentração na Escola Pedro Martinello, localizada na Alameda Antônio Pessoa Jucá, nº 196, no bairro Montanhês.

A participação da população é essencial para o sucesso dessa ação de combate às arboviroses.

A prefeitura conta com a colaboração de todos na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor e na divulgação dessas informações cruciais para a saúde pública.