Os casos de dengue estão subindo no Amazonas desde o início de janeiro. Na capital amazonense, já são 2.735 casos prováveis, 1 óbito confirmado e 3 em investigação.
O coeficiente de incidência no município é de 132,5. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.
Com esse aumento da doença na cidade, é preciso saber onde procurar atendimento em caso de suspeita da doença, além de identificar quando é necessário procurar uma unidade de saúde em Manaus.
Com quais sintomas a pessoa deve buscar atendimento em Manaus?
De preferência no início dos sintomas, na chamada “dengue clássica”, quando houver manifestação de febre alta, de início abrupto, usualmente seguida de dor de cabeça ou nos olhos, cansaço ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, tonturas, e erupções na pele.
Em quais unidades a pessoa pode se dirigir?
Todas as Unidades de Saúde municipais estão disponíveis para receber os usuários com sintomas leves e iniciais, como os citados anteriormente, inclusive a Unidade de Saúde da Família Carmem Nicolau que funciona aos finais de semana e feriado.
Quando é necessário procurar serviços de pronto-atendimento e hospitais?
Quando o paciente apresentar dores abdominais intensas e contínuas, náuseas, vômitos e pressão baixa, precisa buscar os serviços da média e alta complexidade ofertados pelos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e hospitais.