O estado do Amazonas recebeu, neste sábado (10), 78.760 doses da vacina contra a dengue. As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde e serão entregues para 12 municípios do estado:
Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.
Nesta primeira etapa da imunização, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A distribuição das doses de vacina será realizada a partir da próxima quinta-feira (15/02), mediante agendamento das Secretarias Municipais de Saúde junto à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) por meio da Gerência de Imunização.
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, afirmou que a vacina será fundamental no combate à doença. Ela também reforça a necessidade de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como a dengue.
“O Amazonas é o primeiro estado da região norte a receber a remessa de doses da vacina Qdenga, para prevenir contra a dengue. Mesmo com a vacina, nós precisamos reforçar as medidas dentro da nossa casa, que se referem ao controle do mosquito, como evitar água parada e deixar os reservatórios fechados. A vacina chegou para ser mais uma forma de prevenir”, declara Tatyana Amorim.
A vacina contra a dengue recebida é correspondente à primeira dose do esquema vacinal, segundo detalha o responsável pela vigilância epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo.
“Vamos usar as vacinas, na totalidade, para os municípios que foram elencados de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Nós já entramos em contato com os municípios. Essa vacina vai nos ajudar a enfrentar a situação da dengue que também ocorre em todo o país”, informou Alexsandro Melo.
Os municípios, responsáveis pela operacionalização da campanha de vacinação, determinarão o início da vacinação nos territórios municipais. A incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi oficializada em dezembro de 2023.
Formas de combate à dengue
A estratégia mais eficaz de prevenção à dengue é evitar que o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se reproduza. A eliminação de criadouros inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.
Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho também é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito. A FVS-RCP recomenda, ainda, a estratégia de vistoriar semanalmente, em dez minutos, o espaço residencial ou profissional para eliminar criadouros.