Após um período recente de reclamações e cobranças de salários atrasados, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) anunciou a suspensão da contratação de médicos contratados como Pessoa Jurídica para prestação de serviços na área de saúde.
Segundo o comunicado assinado pela secretária de Saúde, Cecília Lorezon, nesta terça-feira, 20, a suspensão é válida a partir de 1º de março de 2024, de forma temporária.
Ainda segundo o documento, a suspensão ocorre devido à “necessidade de análise e avaliação das escalas médicas das Unidades Hospitalares”.
Outra justificativa seria garantir “uma melhor avaliação referente ao dimensionamento dos serviços médicos nas Unidades de Saúde”.
Suspensão ocorre após reclamação de salários atrasados
Na semana passada, enquanto a secretária de Saúde Cecília Lorezon estava afastada das funções por determinação da justiça, os médicos publicaram uma nota de repúdio contra os salários atrasados e cobraram providências da Sesau.
Por meio da nota, os médicos afirmam que os salários atrasados variam de dois a seis meses.
Eles citam ainda que 80% dos médicos que atuam nas unidades de urgência e emergência do estado são contratados nessa categoria.
Após a repercussão do caso, o Governo anunciou nas redes sociais o pagamento dos salários atrasados.