Desde janeiro ocorre a distribuição gratuita de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade é através do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.
A ação é para enfrentar as dificuldades enfrentadas devido à falta de acesso a produtos de higiene menstrual.
Para ter mais facilidade acesso aos absorventes foi lançada a cartilha “Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito”.
A cartilha trás informações detalhadas sobre como obter esse benefício essencial.
O material orienta sobre os procedimentos necessários, pré-requisitos para participação, locais e quantidades de absorventes disponíveis.
Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual
Uma das etapas cruciais é o uso do aplicativo Meu SUS Digital para obter autorização antes de retirar os produtos em uma das mais de 31 mil farmácias credenciadas pelo programa em todo o país.
Essa oferta de absorventes destina-se a diversos grupos vulneráveis, incluindo estudantes de baixa renda da rede pública, pessoas em situação de rua ou extrema vulnerabilidade e indivíduos recolhidos em unidades prisionais.
O programa também inclui estratégias de conscientização e capacitação técnica para agentes públicos, abordando questões desde a primeira menstruação até a prevenção de infecções e o combate aos estigmas associados a essa condição.
Para participar, é necessário ter entre 10 e 49 anos e estar inscrito no Cadastro Único do governo federal.
Além disso, é preciso estar em situação de vulnerabilidade social extrema, ser estudante de baixa renda da rede pública ou estar em situação de rua.
Para retirar os absorventes, é necessário apresentar a autorização do aplicativo Meu SUS Digital, juntamente com um documento de identidade com foto e CPF.
Ajuda
Em caso de dificuldades de acesso ao programa, as pessoas podem buscar ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Os profissionais poderão oferecer orientações e, se necessário, imprimir a autorização do Programa Dignidade Menstrual.
Outros canais de auxílio incluem:
- Disque Saúde 136;
- Centros de Referência da Assistência Social