Dois banhistas foram ferroados neste domingo, 25, por arraias em balneários de Boa Vista-RR. Um foi na praia da Polar e o outro na praia do Gnomo, ambos na zona norte da capital. O Portal Norte teve acesso às imagens.

Uma lesão causada pelo ferrão de uma arraia pode perfurar a pele, causando dor imediata e intensa, necrose tecidual e a infecção por bactérias.

Um dos banhistas, de 24 anos, que foi atacado na da praia do Gnomo por uma arraia, estava em um lugar raso da praia bebendo com alguns amigos, quando decidiu ir um pouco mais para o fundo.

Alguns passos depois, ele sentiu algum bicho ferrando o pé dele. Quando foi para o raso e viu o machucado, percebeu que era a ferroada de uma arraia. 

Ele foi levado ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR) com fortes dores. Os profissionais da saúde aplicaram anestesia, higienizam o ferimento, fizeram um curativo e liberaram ele para casa com uma receita para seguir com tratamento medicamentoso. 

Cuidados ao ser atacado por uma arraia

O diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Boa Vista, Luciano Coutinho explica sobre o que não fazer em casos de ferimentos causados por arraias.

“A concepção de urinar ou jogar bebida alcoólica nesse tipo de ferimento não tem embasamento científico. Não se deve fazer isso, porque urinar tem um risco de contaminação e usar bebida alcoólica sobre o ferimento pode agravar a queimadura e aumentar a dor.” afirmou o diretor.

Luciano Coutinho, diretor do SAMU

Quanto ao que fazer em caso de ferimento pelo animal, o diretor do SAMU também explica qual a orientação que o banhista deve seguir

“Deve lavar o local e levar a pessoa para o hospital. O que as pessoas podem confundir é o uso do vinagre branco. No caso do vinagre, ele é utilizado nos acidentes com água viva e ali sim existe uma eficácia comprovada, mas não é o caso com a raia, que não se utiliza nada”. Disse Luciano.”

Luciano Coutinho, diretor do SAMU

Luciano Coutinho indica que a vítima do ataque de arraia deve apenas lavar o local com água ou soro fisiológico e levar a pessoa para o hospital.