O combate e prevenção à dengue, zika e chikungunya foi o tema de palestra em escola da rede pública em Belém, no Pará, na quarta-feira (28).
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) estiveram em uma escola da rede municipal da cidade para realizar palestras sobre a prevenção às arboviroses nas escolas.
A palestra “Arboviroses na Escola”, ministrada pela equipe de Educação e Saúde do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs/Sesma) em cinco turmas da escola, orientou sobre formas de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.
Durante a palestra, os alunos foram informados sobre as características e o ciclo de vida do mosquito transmissor da doença.
Segundo a técnica da Sesma, Sílvia Nunes, o objetivo da palestra é fortalecer o combate ao mosquito através do diálogo com os alunos.
“Segundo pesquisa na área, detectamos um índice alto do vetor, tanto no quarteirão da escola quanto nas adjacências. É importante que os alunos obtenham informações corretas para serem agentes multiplicadores no combate ao mosquito”, afirma Sílvia.
A coordenadora das equipes de Educação e Saúde, Liliane Cristina do Valem, afirma que as escolas que receberão a palestra são definidas conforme o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (Liraa), número de notificações de casos suspeitos e resultado das armadilhas de captura do vetor.
Arboviroses no Pará
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Pará registrou, até quarta (29), 1.686 casos confirmados de dengue, com uma morte. Em Belém, os casos confirmados da doença chegaram a 239 casos.
São dez casos prováveis de Zika, além de um caso confirmado de cura da doença. Não há casos em Belém.
Os casos de chikungunya chegaram a 22 confirmados. Em Belém há apenas um caso confirmado da doença.